Como a Tecnologia Ajuda sua Instituição de Ensino a Conquistar Novos Alunos

O segmento de Educação tem muitos concorrentes. Por esse motivo, se uma instituição de ensino quer ser bem sucedida, ela precisa ter dois objetivos básicos: reter alunos antigos e conquistar novos alunos. Negligenciar esses objetivos é abrir espaço para que outras instituições peguem seu lugar.

Existem várias maneiras de trabalhar por esses objetivos: contratando professores com uma boa reputação, inovando na grade curricular, realizando ações de marketing bem planejadas. A estratégia que nós queremos sugerir nesse post é investir em tecnologia, e nós vamos explicar exatamente como ela vai ajudar sua instituição de ensino a conquistar novos alunos. Confira!

1. Resolve a frustração dos estudantes com métodos antiquados de ensino

As gerações Y e Z (jovens nascidos a partir do final da década de 1980) estão tão acostumadas a integrar a tecnologia ao seu dia a dia que os métodos mais antiquados de ensino deixam esses estudantes frustrados. Para eles, é muito mais difícil se acostumar com uma aula tradicional, em que a única ferramenta de apoio é um giz, porque eles sabem perfeitamente como a experiência pode ser muito mais dinâmica e rica com o auxílio de recursos mais modernos – por exemplo, uma lousa digital.

Trazer esses recursos para a sua instituição de ensino é uma maneira de atrair esses estudantes frustrados, demonstrando que você entende seus anseios. E pode acreditar: muitas escolas, em vez de abraçar essa realidade, lutam contra ela, tentando manter a tecnologia tão afastada quanto possível da sala de aula. Se você seguir na direção contrária, certamente sua instituição de ensino vai se destacar no mercado.

2. Transmite uma imagem de aprendizado mais fácil

Enquanto alguns estudantes estão frustrados porque a escola não oferece tudo que eles gostariam de receber, outros sentem-se frustrados porque não conseguem acompanhar tudo que a escola exige. Você provavelmente consegue pensar em várias pessoas que desistiram dos estudos, ou estão sempre adiando o primeiro passo, porque “têm muita dificuldade”. Na verdade, o que essas pessoas querem dizer é que suas experiências anteriores com o processo de aprendizado foram dolorosas, o que criou um obstáculo
psicológico.

A tecnologia, por sua vez, é principalmente voltada a trazer maior conveniência, praticidade, facilidade às atividades humanas. Então, se uma instituição de ensino adota recursos digitais em sala de aula, seu ensino é associado a essa imagem. Assim, você tem uma chance maior de vencer as objeções que essas pessoas alimentam internamente. Em outras palavras, fica mais fácil conquistar novos alunos.

3. Demonstra interesse real em beneficiar os alunos

Quando uma instituição de ensino implementa tecnologias modernas, digitais, naturalmente é preciso abrir a carteira e gastar. Esse simples fato transmite uma mensagem importante aos potenciais clientes: que você não está interessado apenas em ter lucro, mas está disposto a investir para oferecer uma experiência melhor e um ensino de mais qualidade. Em outras palavras, que você se importa de verdade com os alunos e quer beneficiá-los. Bom, é claro que essa impressão positiva deixa as pessoas mais abertas a ouvir a proposta da sua instituição de ensino e ajuda a conquistar novos alunos.

4. Reforça a certeza de que a instituição se mantém atualizada

Quando escolhemos uma instituição de ensino para estudar, um fator que pode entrar na tomada de decisão é: essa instituição está alinhada com o mundo real? Ela se mantém atualizada? Isso é particularmente relevante, por exemplo, no caso de uma escola profissionalizante. Seus alunos querem aprender o que o mercado de trabalho exige hoje, porque isso é crucial para sua empregabilidade. Não adianta aprender coisas que foram relevantes cinco ou dez ano atrás.

Embora não seja óbvio, existe uma ligação com a implementação de tecnologia aqui. Do ponto de vista dos alunos, uma instituição de ensino que mantém seus recursos atualizados, com certeza, também mantém o próprio ensino atualizado. Afinal, qual escola teria o cuidado de implementar uma lousa digital na sala para ensinar aos alunos práticas e técnicas ultrapassadas?

5. É um sinal de profissionalismo

Uma instituição de ensino que tem pouco tempo de existência e ainda não construiu uma reputação sólida enfrenta, no começo, algum preconceito dos potenciais clientes. Eles não conhecem, então, desconfiam do profissionalismo. E como um serviço educacional costuma ser um serviço de longo prazo, com um alto nível de compromisso entre o aluno e a escola, quem não tem certeza de que a instituição é séria prefere nem arriscar.

Felizmente, existem algumas maneiras de sinalizar que o profissionalismo da sua instituição de ensino, mesmo que ela seja nova e ainda não tenha muito renome. Uma dessas maneiras é adotando recursos tecnológicos de ponta, como lousas digitais. Ninguém faz esse tipo de investimento se não tiver intenção de manter um negócio bem-sucedido e com grande longevidade, certo? É isso que o público vai pensar e, então, você poderá conquistar novos alunos mais facilmente.

6. Desperta a curiosidade das pessoas

Quer um motivo bem mais simples para investir em tecnologia na sua instituição de ensino? As pessoas são curiosas. Algumas podem se matricular por puro interesse em descobrir como funciona uma aula usando recursos que elas não conhecem. É claro que a curiosidade não é suficiente para reter os alunos em longo prazo; porém, é uma porta de entrada para conquistar novos alunos e, então, encantá-los e fidelizá-los com as verdadeiras qualidades da sua instituição.

Nesse post, você viu seis maneiras pelas quais a tecnologia pode ajudar a conquistar novos alunos:
● Resolve a frustração dos estudantes com métodos de ensino antiquados
● Transmite uma imagem de aprendizado mais fácil
● Demonstra interesse real em beneficiar os alunos
● Reforça a certeza de que a instituição se mantém atualizada
● É um sinal de profissionalismo
● Desperta a curiosidade das pessoas

Para finalizar, um recado muito importante: a influência da tecnologia na percepção que os alunos têm da sua escola não é permanente. O aluno pode até se matricular por causa da tecnologia, mas ele não vai continuar matriculado se esse recurso não for bem aproveitado, dentro de uma proposta pedagógica coerente.

Quer saber mais sobre tecnologia na sala de aula e, especialmente, sobre as possibilidades de uma lousa digital? Inscreva-se na newsletter da Interativar e acompanhe nossos conteúdos exclusivos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CLOSE
X
Add to cart