Tecnologias para Instituições de Ensino

O segmento educacional tem uma concorrência acirrada. Se você tem uma escola infantil, uma escola de ensino básico, uma escola de idiomas ou profissionalizante, com certeza consegue nomear quatro ou cinco concorrentes na mesma cidade. Por isso, uma prioridade é fazer com que sua escola se destaque desses concorrentes. Um dos caminhos possíveis é usar as tecnologias para instituições de ensino como um diferencial.

A boa notícia é que existem cada vez mais tecnologias voltadas à educação. A má notícia é que você não tem um orçamento infinito, portanto, precisa escolher com inteligência em quais soluções vai investir. Para tornar a decisão um pouco mais fácil, confira as 5 tecnologias com maior potencial de impacto na experiência e satisfação dos alunos.

1. Realidade Virtual e Realidade Aumentada

Realidade Virtual (RV, ou VR) é uma forma de tecnologia que permite, por meio do uso de um dispositivo específico, interagir de maneira realista com um ambiente diferente do real. Realidade Aumentada (RA, ou AR) é uma forma de tecnologia que permite adicionar elementos ao ambiente real. As duas são consideradas tecnologias de imersão, porque o usuário fica literalmente imerso na informação.

Agora, imagine o potencial dessas tecnologias para instituições de ensino! Em vez de ouvir o professor falar sobre dinossauros, o aluno pode ver os dinossauros. Em vez de simular conversas em inglês na sala de aula, o aluno pode ser transportado para Londres e praticar com um britânico. Tudo isso, sem sair da escola!

O potencial de impacto de VR e AR no ensino é bastante alto. Porém, é preciso ter em mente que essas tecnologias ainda estão em desenvolvimento, por isso, suas aplicações são limitadas e o custo é alto.

2. Lousa Digital

A lousa digital é como uma grande tela de computador sensível ao toque. Ela pode ser usada de maneira similar ao que os professores usam a lousa comum, para escrever; e também pode ser usada para reproduzir vídeos, músicas e fotos, fazer pesquisas na internet, exibir mapas, desenvolver atividades interativas nas quais os alunos podem participar diretamente, e muito mais.

A lousa digital já está no segmento de educação há algum tempo. Notícias sobre essa solução já estavam sendo publicadas em revistas da área há quase uma década. O fato de não ser uma novidade, ao contrário do que você pode imaginar, é uma vantagem: ela é mais financeiramente acessível do que outras tecnologias mais recentes.

Sim, a maioria dos donos e gestores de escolas já ouviram falar nela e nas possibilidades que ela oferece; mesmo assim, apenas uma minoria realmente adotou essa ferramenta de maneira consistente. Algumas escolas até colocaram a lousa digital na sala de aula, mas não integraram à sua metodologia de ensino, nem prepararam os professores para utilizá-la. Por isso, ela continua sendo uma das melhores alternativas para diferenciar sua instituição de ensino, desde que você desenvolva um bom planejamento para aproveitar todo o potencial desse recurso.

3. Aplicativos de acompanhamento dos alunos

Aplicativos já fazem parte do nosso dia a dia. As pessoas já usam apps para pedir comida, para pedir um carro, até para namorar. O segmento de educação não ficou de fora, e as escolas mais inovadoras já começaram a desenvolver seus próprios aplicativos como uma maneira de personalizar o acompanhamento dos alunos.

Por meio do app, o aluno pode controlar suas notas e suas faltas; ele pode visualizar qual foi a matéria dada pelo professor em cada aula; pode avaliar as aulas e os professores; pode fazer solicitações à secretaria ou à coordenação; pode acessar os boletos das mensalidades.

Entre as tecnologias para instituições de ensino, essa é voltada principalmente a oferecer mais praticidade e conveniência. Porém, acaba tendo um efeito indireto no aprendizado; se o aluno não precisa se preocupar em resolver essas burocracias, ele pode se concentrar mais nas aulas.

4. Educação Virtual

Mesmo uma escola que oferece cursos presenciais tradicionais pode usar a tecnologia da educação virtual, ou educação à distância, para complementar o ensino.

Afinal, se o aluno precisa estudar em casa, porque não oferecer um material que ele possa acessar pelo computador para otimizar esse estudo? Pensando nisso, muitas instituições criam uma área exclusiva para alunos no site, onde eles encontram videoaulas, exercícios e testes que podem ser vistos a qualquer hora, em qualquer lugar.

Falar em EaD provavelmente já parece senso comum. Será que essa realmente pode ser considerada uma das tecnologias para instituições de ensino que vão diferenciar sua escola dos concorrentes? A resposta depende da qualidade da educação virtual oferecida. Nesse caso, o conteúdo é mais importante do que o canal em si.

5. Games como forma de avaliação

A avaliação é, provavelmente, a parte da experiência de aprendizado mais detestada pelos alunos. A avaliação tradicional geralmente vem acompanhada de sentimentos como estresse, medo, frustração. Para mudar isso, uma boa alternativa é adotar games como forma de avaliação.

Se você já jogou um game qualquer, certamente percebeu que ele é viciante: mesmo que a pessoa perca, ela não desiste; em vez disso, continua tentando até vencer. Isso não acontece por acaso.

O game é construído para que os usuários continuem jogando pelo máximo de tempo possível. Por isso, ele incentiva conquistas por meio de pontos, permite ter acesso a “pistas” quando o jogador não sabe como ganhar, aumenta gradativamente a dificuldade do desafio por meio do sistema de “níveis”, e ainda utiliza a competitividade de maneira positiva, permitindo que os usuários comparem seu ranking.

Utilizando os games como forma de avaliação, em vez de depreciar com uma nota baixa aqueles não conseguem um bom resultado, é possível estimular a persistência e o desejo de superação nos alunos.

Nesse post, você viu 5 tecnologias para instituições de ensino que podem ajudar os alunos a ter uma experiência mais positiva com a escola e, claro, ajudar seu negócio a se destacar da concorrência. O próximo passo é avaliar como você poderia integrar essas tecnologias à sua escola, levando em consideração a proposta pedagógica, o perfil dos alunos, o orçamento disponível.

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